18.11.07
Continuando a Questionar a Utilidade destes Escritos
Reatando o tema da utilidade dos escritos que aqui vou colocando e para, de certo modo, responder às opiniões que dois leitores aqui me deixaram, acrescentarei mais algumas considerações sobre esta actividade aparentemente inútil, ou melhor, sem visível repercussão no mundo que as vai suscitando.
Sem precisar de invocar altos exemplos, o que poderia ser entendido como mera vaidade ou descabida pretensão, direi aquilo que qualquer um sabe, que a escrita tem o seu quê de solitário, de diálogo consigo próprio, com a sua consciência, em primeiro lugar, antes de se poder transformar, em conversa mais alargada com o meio que nos rodeia, com o vasto mundo tornado plateia possível, por este poderoso suporte electrónico que a moderna Tecnologia colocou ao nosso cómodo alcance.
Quando praticamente cessaram os encontros quotidianos nos cafés, em que se estabeleciam animadas tertúlias, algumas célebres, pela categoria intelectual dos seus membros, que continuamente se estimulavam pela argumentação concordante ou discordante que ali mesmo se gerava; quando a actividade político-partidária perdeu interesse, pela falta de paradigmas que a orientem, por dela terem desertado as figuras mais criativas que a poderiam motivar, em muitos casos por marcado egoísmo ou excesso de individualismo, males difusos da nossa época, descrente amargurada de utopias que se foram desmoronando ao longo de todo o século XX, de que o final foi apenas o seu estertor; quando desaparecem espaços próprios para o convívio, substituídos por ambientes de alto ruído, que impedem qualquer veleidade de uma franca conversação, eis que nos surge este novo meio, a blogosfera, capaz de reintroduzir alguma esperança na convivência harmoniosa das sociedades actuais.
Com duas guerras magnas e imensas outras menores, desmentindo ideais e valores proclamados em séculos anteriores, todo este século XX acabou por gerar o presente nihilismo, para uns, e o hedonismo mais exacerbado, para outros.
Claro que continua sempre a haver quem persista, quem reme contra a maré, mas a escassez de êxitos e de estímulos acaba por produzir uma espécie de fechamento de horizonte. Daqui à desistência ou ao conformismo vai um pequeno e perigoso passo.
De novo se precisa de reactivar a vontade, dar-lhe um suplemento de alento para prosseguir a caminhada.
Pela minha parte e na modéstia dos meus recursos, é o que procuro fazer, intervindo no debate cívico em que sinto poder contribuir, com pontos de vista adequados, oportunos, instigando acções e também apontando o que me parece errado, denunciando certos mitos modernos, fantasias nocivas em que a humanidade cai, espantosamente, com demasiada facilidade.
Vivemos dias de extremos contrastes, muito contraditórios no seu significado e para não desanimarmos, temos de firmar-nos em valores robustos. Já outros, antes de nós, passaram por provações piores e souberam, melhor ou pior, vencê-las. É nisto que precisamos de acreditar.
As convicções que acalentamos : religiosas, filosóficas, artísticas, políticas, éticas ou outras, desde que verdadeiras, elevadas, de preferência altruístas, ajudam-nos certamente a prosseguir, valorizando o que nos motiva, o que nos impulsiona e desprezando o que nos degrada, o que nos abate. Eis um arremedo de boa doutrina.
Para aferi-la, a realidade das nossas acções, coisa que aqueles que connosco lidam, estejamos seguros, nunca se dispensarão de no-lo lembrar.
AV_Lisboa, 18 de Novembro de 2007
Comments:
<< Home
Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.
Enviar um comentário
<< Home